Notícias

Pacientes da oncologia do Santo Antônio têm aula de yoga

  16 de Mar de 2020 ás 14h 59min


PROJETO AMIGAS DO PEITO

A segunda semana do mês de março encerrou de forma bastante diferente e tranquila para as mulheres que fazem tratamento contra o câncer no Hospital Santo Antônio e integram o projeto “Amigas do Peito”, que promove, além de encontros semanais com atividades manuais e de apoio, um mensal que sempre traz surpresas inusitadas para elevar a autoestima e ajudar a entender o processo de retirada de mama e os efeitos da quimioterapia que as mulheres são submetidas.

Dessas vez, elas foram levadas para uma aula de yoga no Lotus Espaço Integrado, com a professora Adriane Faganello, que de forma voluntária quis oferecer o seu espaço e os seus conhecimentos através de uma aula para proporcionar um melhor bem-estar nas “meninas” que passam por essa fase.

Segundo a professora de yoga, aprender a controlar a respiração, a canalizar os pensamentos de forma positiva e conhecer os sinais do próprio corpo ajudam muito no processo evolutivo de cura da doença. Faganello ensinou que a vitamina para o corpo pode surgir da força da mente e que, quando indagadas sobre como estão se sentindo, que respondam: “cada vez melhor”.

A parte prática da aula ficou por conta de exercícios de relaxamento, de aprender a sentira cada parte do seu corpo e, principalmente, a respirar de forma correta para oxigenar melhor o cérebro, evitar pensamentos fortuitos, o que gerou depoimento de algumas pacientes falando, inclusive, o quanto a ansiedade interfere em sua vida e em sua rotina.

A professora foi bastante enfática ao lembrá-las que antes diziam não ter tempo para isso ou para aquilo, ou seja, para cuidarem de si. Agora, após o surgimento da doença, foram obrigadas a arrumar tempo para fazer os exames, a quimioterapia, a radioterapia, entre outros. “É preciso olhar para si, se conhecer, se entender. Mostrar que é você tem o controle do seu corpo, que é você quem manda”, ilustrou.

O projeto “Amigas do Peito” é coordenado pela psicóloga, Juliana Carvalho Spaziani e as assistentes sociais Andreza Laurentina Gomes e Adriana Soder Lourenço e desenvolve um trabalho, durante o ano todo, com as pacientes da oncologia do Hospital Santo Antônio. No mês de outubro intensifica as ações com palestras e orientações às colaboradoras e realiza a entrega de próteses mamárias às pacientes mastectomizadas.

O grupo conta com cerca de 90 pacientes mulheres que fazem tratamento contra o câncer no hospital Santo Antônio e outras 30 voluntárias que já fizeram e hoje estão curadas mas, ainda assim, continuam dando o seu apoio e palavras de incentivo às demais.