Notícias

NOTA

  25 de Abr de 2020 ás 13h 26min


Coronavírus – COVID 19

O Hospital Santo Antônio comunica o falecimento do paciente Wirciley de Oliveira Fonseca, de 45 anos. O óbito aconteceu na noite de ontem, sexta-feira, 24, por volta das 22h, por choque séptico.

O paciente foi admitido no final do mês de março por um quadro de insuficiência respiratória aguda onde foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva, sendo testado positivo para Covid-19.

Preparado naquele momento há mais de duas semanas para a pandemia que assola o Brasil e o mundo, o Hospital Santo Antônio utilizou, ao longo desses 27 dias de internação, de todos os recursos necessários na tentativa de uma solução e evolução clínica favorável contra o vírus.

Quando abordamos pacientes com Covid - 19, é importante destacarmos que todos os eventos se complementam, ou seja, não há causa única na evolução do quadro.

Ao apresentar os sintomas, houve evolução para insuficiência respiratória aguda, sendo necessário ventilação mecânica e uso de medicamentos para sedação e manutenção do quadro.

Mesmo após exame de controle para Covid - 19 (PCR) negativo, este tempo prolongado em decorrência do quadro grave exigiu que muitos meios fossem utilizados para manutenção da vida, entre os quais, por exemplo, hemodiálise, monitoração invasiva, sondas, cateteres e que apesar de serem extremamente necessários, podem contribuir para eventuais complicações.

É importante destacar que todas as medidas necessárias foram tomadas, mas infelizmente existem situações que vão além da equipe ou dos procedimentos realizados e que podem determinar desfechos desfavoráveis, tais como comorbidades (doenças prévias), gravidade do quadro infeccioso e resposta do paciente ao tratamento instituído.

Wirciley de Oliveira Fonseca era secretário adjunto de saúde e servidor de carreira da Prefeitura de Sinop. Sempre engajado com causas nobres e humanas, era bastante querido por todos os companheiros de trabalho e boa parte da população. Ele deixa esposa e dois filhos.