Notícias

Equipe multidisciplinar discute melhorias em terapia nutricional

  26 de Mai de 2021 ás 17h 29min


[...] os indicadores de qualidade em terapia nutricional são importantes ferramentas para a avaliação e monitoramento da qualidade do suporte nutricional, além de auxiliar no planejamento de açõ

Luciano André / assessoria HSA

 

A equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital Santo Antônio reuniu-se na manhã dessa terça-feira, 25, para analisar alguns indicadores de qualidade em terapia nutricional e discussão de protocolos e rotinas a cerca do suporte nutricional dos pacientes atendidos na instituição.

A equipe, que conta com nutricionistas, farmacêutico, enfermeiros, médico, fonoaudiólogo e administração, se reúne, a cada três meses, para apresentar os indicadores, avaliar os resultados obtidos e discutir melhorias em atenção nutricional.

Segundo a nutricionista responsável do Hospital Santo Antônio, Fernanda Miguel, os indicadores não são uma medida direta de qualidade, mas são instrumentos para nortear a atenção para assuntos específicos de uma organização de saúde.

Miguel revela que em 2020, 541 pacientes receberam suporte nutricional enteral, 60 pacientes nutrição parental e outros 495 pacientes foram suplementados por nutrição oral especializada.

A nutricionista do Santo Antônio pontua, também, que o principal objetivo da equipe é buscar melhorias nos processos que envolvem a terapia nutricional dos pacientes, seja por via oral com suplementos adequados as necessidades nutricionais dos pacientes, por via entérica com uso de dispositivos (sondas orais, enterais, gastrostomias ou jejunostomias) ou via parenteral (cateter periférico ou central).